por Secutor, XII Legião
Com a chegada do módulo 16 nos deparamos com um jogo completamente diferente, novas classes, novas mecânicas e mudanças que transformaram drasticamente a forma de jogar Neverwinter. Uma dessas mudanças é a extinção do antigo Guardian Fighter e o nascimento do Fighter, o GF rebalanceado e completamente modificado. Este guia é focado em explicar sobre as mudanças e novidades trazidas no último módulo, além de dar informações, dicas e mostrar como construir seu Fighter.
O Fighter é uma das novas classes de Neverwinter. É adequada para jogadores que querem estar na vanguarda da batalha, sendo capazes de absorver grandes quantidades de dano. Emparelhado com um bom healer, o Fighter é um Tank quase imbatível. O Fighter é, no entanto, também capaz de distribuir alguns danos e também pode ser jogado como DPS.
O guia traz as builds de Tank e DPS, usados em ambos os loadouts para jogar em grupo ou solo, além de uma atualização sobre montarias, companions e mais algumas novidades.
O objetivo deste guia não é apenas mostrar uma build que você pode copiar e usar em seu personagem, mas proporcionar uma base para que construa-o corretamente e ensinando as novas mecânicas da classe, para que você possa entender e jogar sua com seu Fighter, proporcionando um melhor entendimento e real aprendizado. Experimente diferentes equipamentos, talentos e poderes e aprenda a criar sua própria build.
MUDANÇAS DO MÓDULO 15 AO 16
Como Tank geralmente usava-se o caminho Tactician (ninguém usava o Protector), que gerava bastante AP para o grupo e tinha buffs excelentes como o Into the Fray e o Commander’s Strike, então assumia uma postura de tank e buffer, que necessitava ter um bom posicionamento além de saber buffar e tankar ao mesmo tempo, o que era uma tarefa nada simples. Era chamado por muitos de GF tático.
O GF puro DPS usava o caminho do Conqueror, que possuía uma postura mais agressivo focado no estilo contra-ataque, que deveria acumular stacks de dano, absorvendo ataques inimigos para seus companheiros de equipe. Possuía um alto dano em alvos individuais e um dano em área decente.
Após o módulo 16, uma série de ajustes transformaram totalmente jogo, pois mudaram completamente o modo de jogar Neverwinter. Buffs de aumento de dano foram universalmente reduzidos ou se transformaram em debuffs. O Powershare foi removido completamente. Hastening Light, Aura of Wisdom, Flash of Light, Radiant Champion, e outras reduções de recarga foram retiradas. O combo de montaria Artificer’s Persuasion não foi removido, mais foi nerfado drasticamente. Shepherd’s Devotion foi ajustado para dar apenas 1500 Defense/Deflect quando usa-se um ataque diário. Essas são apenas algumas das mudanças do citado módulo.
O módulo 16 nos traz novas mecânicas, conceitos e perspectivas. Talvez a mudança mais importante tenha ocorrido com a retirada da antiga Marca e introdução do Dig In e do Seethe, em ambas o Fighter assume uma postura agachada e imóvel, bloqueando em todas as direções e tornando-se imune a efeitos de controle. No Tank o Dig In baseia-se em 75% da vida do fighter e a regeneração de stamina diminui consideravelmente, o Seethe do DPS baseia-se em 50% da vida do Fighter e regenera a barra de Vengeance, uma mecânica que aumenta o dano em 10% quando esta barra ultrapassa os 50%.
RAÇAS INDICADAS
Escolher a raça do seu Fighter é algo bastante pessoal, então não existe certo ou errado, melhor nem pior. A diferença entre elas não influenciam significativamente na capacidade da build. Mas sempre há aqueles que preferem escolher uma raça que favoreça melhor a classe. Nesse contexto, apenas estarão listadas as raças que mais beneficiam o Fighter:
Human - Com +3 para qualquer estatística e +250 para todas as classificações ofensivas e defensivas, eles ainda são uma escolha equilibrada tanto para Tank quanto para DPS.
Dwarf - O anão recebe +2 de Constituição e pode receber +2 de Força, sendo uma boa escolha para um Tank. Stand Your Ground , embora não seja necessário, ajuda a defender-se contra knockback irritante durante o tank. O Cast-Iron aumenta a defesa em 2000.
Half-Orc - Eles podem receber +2 de Destreza e +2 de Força, além do Bônus Furious Assault, que aumenta de Severidade Crítica em 5%. Swift Charge é bastante útil na mobilidade. Uma boa escolha para um DPS.
Dragonborn - Bônus de +2 para quaisquer duas estatísticas é bom, permite que você tenha certeza de que não está perdendo seus pontos de atributos. O Draconic Heritage aumenta a cura recebida, dando um bom bônus para as criações de Tanks. Draconic Fury ajuda com críticos e com o dano, que ajuda bastante um Fighter DPS. É uma classe tão boa para Tank quanto para DPS.
Halfling - O halfling é outra escolha para Tank. Eles recebem um bônus +2 de Destreza e +2 Constituição. Nimble Reaction dá um bônus de 1500 de Deflexão, o bônus Bold que aumenta a resistência a controle, que também não é nada ruim.
Tiefling - Outra boa opção para DPS, pois pode receber +2 de Carisma e +2 de Constituição além aumentar o dano em 5% em inimigos com menos de 50% de vida e tem uma pequena chance aleatória de reduzir o dano inimigo em 2,5% depois de ser atingido.
DISTRIBUIÇÃO DOS ATRIBUTOS
Tank - Para o seu Tank conseguir fazer seu papel nas DGs é preciso focar em Força, que lhe ajudará a manter a stamina e aumentar seu dano, e também em Constituição que além dos pontos de vida irá aumentar a regeneração de AP, pois será fundamental para o poder diário Determination, indispensável para um Fighter Tank.
DPS - O Fighter DPS também tem que investir em Força, que além do bônus no dano a tem a stamina, que serve para a gerar Vengeance. A Destreza aumentará sua Critical Severity e Movement Speed. Como o DPS vai depender menos do escudo, a movimentação ajudará bastante. Carisma aumenta a velocidade de recarga das habilidades, o que é muito bom para um Fighter DPS. Tente equilibrar o carisma e a destreza.
CAMINHOS PARA O FIGHTER TANK E O DPS
Outra grande mudança foi com relação aos caminhos, que foram reduzidos para 2, sendo estes o Vanguard para o Tank e o Dreadnought para o DPS. O Vanguard possui muitas habilidades que ajudam a gerar aggro (ameaça) e na capacidade de sobrevivência. O caminho Dreadnought está focado em habilidades que aumentam a geração de Vengeance e buffam o dano do Fighter.
Quem opta pelo caminho do Fighter Vanguard terá At-Wills como Brazen Slash que regenera stamina a cada golpe, Tide of Iron (use Rising Tide como Feat se quiser usá-la) e Threatening Rush que ajudam a manter o aggro. Enforced Threat continua sendo um Encounter indispensável em DGs, por aggrar bastante. Outro bastante útil é o Linebreaker, pois causa dano e gera bastante aggro. Anvil of Down é um outro Encounter que quando usado junto com uma Class Feature chamada Anvil of Challenge o coloca no topo da lista de alvos, que é extremamente útil em bosses. Shield Throw é uma boa forma de puxar o aggro daquele inimigo mais distante. A Daily que é um verdadeiro salva-vidas é a Determination, quando usada com uma Feat chamada Perfect Block torna o Fighter imortal por 10 segundos quando combinada com o Dig In. Observe com cuidado os seus Powers e leve em consideração essas recomendações na hora de montar seu Tank, pois a escolha dos poderes é bastante opcional, então leia cuidadosamente e escolha o que mais se encaixa em seu estilo de jogo.
O Dreadnought é um caminho para quem gosta de derreter os inimigos, pois possui muitas habilidades que buffam o Fighter. Uma At-Will obrigatória é a Heavy Slash, pois buffa os próximos danos em 5% por 12 segundos, quando combinado com a Feat chamada Prepared Slam aumenta em 200 a magnitude dos próximos ataques.. Reave é uma boa opção para ataque em área e tem um longo alcance. Anvil of Down é um encounter devastador quando combinado com weight of Vengeance. Commander’s Strike dar um debuff de 5% no alvo e quando combado com a Feat chamada Striker’s Mark torna a Daily de dano individual Mow Down um assombroso dano. A Feat mais útil talvez seja a Roiling Hatred que restaura Vengeance cada vez que critar. A escolha dos Powers são bastante pessoais, então observe cuidadosamente e escolha o que mais se encaixa em seu estilo de jogo e seja feliz, sinta-se à vontade seguir as recomendações para o DPS.
BOONS
Geralmente boons são uma escolha muito particular e não há muito segredo a escolha, mas falarei sobre alguns que acho realmente úteis:
Tank - Enhanced Application é uma boa opção para Master Boons, no tier 5 escolha entre: Wellcome Blessings, Second Wind e Call of Power, do tier 4 para baixo foque nos boons defensivos e ponha o restante em power e algum outro que precise.
DPS - Deathly Rage ou Life Lessons são ótimos para Master Boons, no tier 5 escolha entre: Severe Criticism, Call of Power e Quick Turnaround, do tier 4 para baixo foque nos boons ofensivos e o restante ponha em hit point e outro que precise.
Guilda - Power, Hit Point (caso a guild não possua boon de HP escolha algum que esteja precisando) e Mount Speed/ XP.
PRIORIDADES (NÍVEL 80)
Armor penetration - 68000Defense - 68000Critical strike - 63000Critical Avoidance - 73000Accuracy - 68000Deflect - 68000Combat Advantage - 118000Awareness - 78000
Informações Importantes
Critical strike base: 5%
Critical strike cap: 50%
Defense cap: 50%
Deflect cap: 50%
Combat Advantage base: 10%
Combat Advantage cap: 100%
COMPANHEIROS E MONTARIAS
Algo que também mudou drasticamente foram os companheiros, companions que aplicavam buffs e debuffs ao usarem suas habilidades foram nerfados e não podem mais fazer isso. Companheiros só podem usar itens exclusivos para seu tipo, diferente de antes que também podia usar itens de jogador. Os equipamentos de companheiros agora são universais e só podem ser equipados por runas. Os espaços dos companheiros ativos eram 5 e podiam armazená-los em diferentes tipos. Agora as classes possuem espaços para companheiros ofensivos, defensivos e utilitários, cada qual tem seu espaço e bônus. Atualmente estão em bastante uso os Augments como companheiros summonados, pois dão mais estatísticas de modo geral. Recomendo usar summonado um dos companheiros que estão nos espaços dedicados. Abaixo estarão algumas opções, então escolha segundo a necessidade da sua Build:
Tank
Ofensivo - Deepcrow Hatchling, Tamed Velociraptor, Cave Bear, Rimefire Golem, Star of Simril e Zhentarin Warlock.
Defensivo - Iron Golem, Moonshae Druid, Bulette Pup, Frozen Galeb Duhr, Chicken, Harper Bard e Rust Monster.Utilitário - Energon, Cockatrice e Dread Warrior.
DPS
Ofensivo - Deepcrow Hatchling, Staldorf e Tamed Velociraptor.
Defensivo - Minstrel, Phase Spider, Ioun Stone of Allure, Ioun Stone of Might, Red Slaad, Fey Panther e Laughing Skull.Utilitário - Alpha Compy, Storm Rider, Mercenary, Minstrel, Neverember Guard Archer, Ghost, Lion e Kenku Archer.
Caso já tenha o cap das estatísticas e não precise usar um companheiro augment, considere o Lion um dos melhores companheiros sumonados, pois é um dos poucos que ainda têm habilidades úteis quando convocado, porém se for usá-lo como sumonado não esqueça de equipar seu bônus utilitário. A melhor opção para o utilitário do DPS é o Alpha Compy, para o ofensivo é o Deepcrow Hatchling. A melhor opção para o utilitário do Tank é o Energon. Aconselho a usar seu companheiro sumonado em um dos slots e escolher ao menos dois outros do mesmo tipo, pois ajudará bastante a aumentar o bolster do seu companion, que poderá chegar até no máximo 15%.
Montarias
Tank - Mount Combat Power: Armored Griffon ou Swift Golden Lion Mount Equip Power: War Triceratops.
DPS - Mount Combat Power: Swift Golden Lion, Mount Equip Power: Armored Griffon.
Combos de Insígnias
Artificer’s Persuasion: Sempre que você usar um poder de Artefato, sua recarga será reduzida em 2 segundos.
Barbarian’s Delight: Sempre que você executar um ataque crítico, você será curado em 1% dos seus Pontos de Vida máximos.
Barbarian’s Revelry: Sempre que você executar um acerto crítico, você será curado em 1% dos seus Pontos de Vida máximos.
Champion’s Return: Sempre que você for reduzido a 50% de Pontos de Vida, você recuperará instantaneamente 10% de sua resistência e será curado em 10% dos seus Pontos de Vida máximos em 10 segundos.
Champion’s Struggle: Sempre que você estiver reduzido a 50% de Pontos de Vida, você recuperará instantaneamente 5% de sua resistência e será curado em 5% dos seus Pontos de Vida máximos em 10 segundos.
Knight’s Defense: Sempre que você receber dano de Combate Advantage de um ataque, você será curado em 1.5% dos seus Pontos de Vida máximos em 5 segundos.
Knight’s Rebuke: Sempre que você receber dano de Vantagem de Combate de um ataque, você será curado em 1.5% dos seus Pontos de Vida máximos em 5 segundos.
Oppressor’s Reprieve: Sempre que você estiver Atordoado, Atordoado ou Enraizado, você será curado por 5% dos seus Pontos de Vida Máximos ao longo de 5 segundos.
Oppressor’s Respite: Sempre que você estiver Atordoado, Atordoado ou Enraizado, você será curado em 1.5% dos seus Pontos de Vida Máximos ao longo de 5 segundos.
Cavalry’s Warning: Sempre que você usar o seu Mount Combat Power, receba 1000 para todos os seus atributos.
Assassin’s Covevenant: Sacrifide 1000 de Defesa, Deflexão, Crit. Avoidance e Awareness para ganhar 1000 em Acuracy, Armour Penetration, Crit. Strike e Combat Advantage.
Survivor’s Blessing: Sempre que você Defletir um ataque, você é curado em 1% dos seus Pontos de Vida máximos em 5 segundos.
Survivor’s Gift: Sempre que você Defletir um ataque, você será curado em 1.5% dos seus Pontos de Vida máximos em 5 segundos.
ENCANTAMENTOS
Aqui estão algumas sugestões para encantamento de arma e armadura, mas sinta-se à vontade para testar outros, pois muita coisa ainda poderá mudar no atual módulo. Escolhi algumas opções muito recomendadas por outros Fighters:
Tank - Arma: Feytouched, Lightning ou Holy Avenger; Armadura: Elven Battle ou Shadowclad.DPS - Arma: Vorpal;
Armadura: Elven Battle ou Negation.
Encantamentos ofensivos e defensivos são uma escolha geralmente baseada na sua necessidade, então não considere a lista abaixo como uma regra exata, são apenas sugestões! Critical Strike e Defesa tornaram-se estatísticas bem fáceis de se conseguir. Outras como, por exemplo, deflexão, armor penetration e critical avoidance são mais difíceis de serem atingidas, portanto, observe a estatística da qual seu Fighter está mais dependente. Caso já tenha todas as estatísticas ofensivas e defensivas invista em Power e Hit Point. Observe as sugestões abaixo:
Ofensivos
Tank - Draconic ou Radiant
DPS - Radiant
Defensivos
Tank - Radiant ou DemonicDPS - Radiant, Demonic ou Black Ice
Utilitários
Tank - Tactical
DPS - Dark
Obs.: Existem muitas opções válidas e até melhores que estas, visto que, esta é uma escolha que varia muito, então peço que entenda se alguém recomendou algum encantamento que não citei.
EQUIPAMENTO
Não há muito o que falar sobre equipamentos, pois não há fórmula pronta! Sinta-se livre para escolher o equipamento que melhor forneça estatísticas e buffs ao seu alcance. O melhor equipamento é aquele que você puder conseguir no momento de necessidade. Só tenha o cuidado de escolher itens atualizados e que possam fornecer buffs úteis.
Os artefatos mudaram muito no módulo 16, pois houve um nerf em todos os anteriores a este módulo. Entretanto, vale lembrar, que suas funções ainda continuam a mesma, ou seja, você terá que ter um para usar junto com set de artefato (capa, cinto e artefato), um outro que te dê buffs/debuffs úteis para usar como ativo e os dois últimos apenas para complementar suas estatísticas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Agradeço a todos que foram pacientes e leram nosso guia até aqui! Sei que nem todo mundo tem paciência de ler alguma coisa hoje em dia. Não achei relevante elaborar um guia no estilo “Ctrl C e Ctrl V”, mas um guia que mostra a possibilidade de cada um construir o Fighter do seu jeito, com a sua identidade. Espero sinceramente ter atingido tal objetivo! Qual seria a graça de dedicar horas da sua vida a algo se não deixar um pouco de você naquilo? Obrigado a você! Sem a necessidade de ajudar-lhe com o pouco que conheço sobre Neverwinter, este guia jamás teria sido possível.
Cara muito bom. Eu estava sem jogar a um bom tempo, deu uma clareada na ideias aqu.
Show!!